sábado, 26 de janeiro de 2013

Os olhos de André e o menino das sementes do milagre

Então, lá vem André. E o que ele tinha para dizer? “Aí há um garoto...” Quantos anos você dá para ele, cinco, seis, oito, dez, doze. “Por que você colocou sua atenção num garoto, André?”, “Por que eu vi algo em suas mãos. Eu o vi carregando o seu lanchinho. E já investiguei e vi que traz cinco pães e dois peixes. Ainda que este lanche seja pouco para um homem e nada para a necessidade da multidão... considerei que deveria trazer esta informação.”

Para mim a atitude de André é maravilhosa. Eu conferi a lista dos dons do Espírito e não consegui encontrar este dom do Espírito que André tinha. Eu creio que ele tinha o dom dos olhos. Ele tinha olhos dotados, o poder de observação. Anteriormente, ele viu o seu irmão e o trouxe a Jesus. Quando ele viu seu irmão e viu Jesus imediatamente ele calculou: meu irmão vai sair um bom discípulo de Jesus. Ele tinha olhos que pesquisavam. Tinha poder de observação. Quando focalizava seus olhos em alguma coisa ele via sua essência, algo construtivo. André se deu conta que Pedro seria um maravilhoso discípulo. Ainda que muito problemático, Pedro se tornou um dos líderes.
Agora, André faz a mesma coisa. Pesquisou entre a multidão, viu aquele garoto e passou esta informação para Jesus.

Esse é o Espírito de Jesus. Ele acreditava nas pessoas, ainda que Seus discípulos não acreditassem nEle. Isso é o que nos maravilha em Jesus Cristo. Foi assim que Ele construiu e constrói as igrejas. Ele acreditou em você e em mim! Ele acredita em todos. A despeito de nossas fraquezas Ele continua pondo a Sua confiança em nós. É por isso que nos achegamos a Ele. É assim que amadurecemos n’Ele. Ele nos escolheu. Ele nos aceitou. Ele confiou em nós. Ele acredita em nós.

Assim André disse a Jesus: “aqui tem um garoto.” Se André o olhasse apenas como um garoto, ele não teria passado a informação para Jesus. Mas ele olhou além da estatura do garoto, ele olhou e viu o que o garoto tinha em suas mãos. O potencial da personalidade. Ele ainda não tinha o milagre. Mas o garoto tinha a semente do milagre. Assim foi que André viu o garoto. Foi por isso que foi a Jesus tão entusiasmado: “aqui há um garoto.” Jesus disse: “deixe que ele venha a Mim.”

Vejamos a atitude do garoto que foi apresentado a Jesus com cinco pães e dois peixes. Ele decidiu não ir embora com o seu lanchinho. E se o garoto dissesse: “eu não quero dar esse meu lanche para Jesus! Minha mãe me disse antes de eu sair de casa: cuidado não deixa ninguém pegar esse lanche, você vai ficar com fome. Abra a lancheira, quando estiver com fome, e coma. Segure firme.

Jesus olhou para o garoto enquanto André dizia: “você quer entregar a sua comida.” O garoto não se deu conta do que falava André. “Esse aí é o Senhor Jesus Cristo. Você não vai dar estes pãezinhos para Jesus? Veja essas milhares de pessoas indo embora famintas, mas se você der o seu lanche para Jesus, então, você vai comer e todos estes milhares vão comer. Um grande milagre vai acontecer.” E o garotinho começou a pensar: ele obedeceria a sua mãe ou obedeceria a André? E, graças a Deus ele obedeceu a André! Quem sabe ele tenha dito: “você pega e dá somente para Jesus.”

Meus amigos, nós não podemos viver nossas vidas sem dá-las a alguém. Não podemos viver nossas vidas isoladamente. Muitas pessoas entregaram suas vidas para seus amantes e suas vidas terminaram em destruição. Mas aqueles que deram suas vidas a Jesus Cristo viram milagres acontecer, viram mudanças acontecer.

O garoto decidiu, finalmente, entregar o seu lanchinho nas mãos de Jesus. E Jesus aceitou aquela pequena oferta, ele levantou Seus olhos aos céus e agradeceu ao Pai, e deu graças ao Pai por aquele garoto estar preparado. Então, começou a partir o pão e dar aos Seus discípulos. E os discípulos começaram a distribuir àquele povo faminto. Você pergunta a mim, como eu já me perguntei muitas vezes: apenas cinco pães partidos sem fim e alimentando milhares de pessoas, como pôde acontecer? Eu não sei como, mas eu sei que o Senhor do como o fez. Porque Ele é o Criador. Ele criou esse universo inteiro do nada. E ele poderia repetir isso cem milhões de vezes. Como aquele milagre poderia acontecer? Por causa da colaboração. Um garotinho estava disposto a entregar o que tinha. Decidiu colaborar com o Senhor Jesus, o Senhor de todas as coisas. Quando aqueles pãezinhos e peixes vieram às mãos d’Ele, Ele os multiplicou e fez com que as multidões fossem satisfeitas.

Meu querido amigo, não importa o quanto difícil seja a sua situação. Venha como aquele garoto, apresente-se, ao seu coração e aquilo que tem levado sua fé. Você pode ter perdido muito de sua fé em sua vida, pode ter perdido muito de sua esperança, pode estar, agora, depressivo, mas se você achar um pouquinho de fé, então, você pode trazê-la junto a Jesus. E não fique envergonhado de dizer: “isso é o que restou em mim, Senhor. Isso é o que restou da minha experiência espiritual. Tudo tem ido, mas isso é o que ficou, Senhor, tão pequeno, tão pouco. Mas eu trago com minha fraqueza, eu trago com minha confissão, eu trago com meu arrependimento. Eu me curvo em gratidão diante de Ti, Senhor, porque enquanto outros dizem deixe que ele vá embora, Tu me convidas a vir a Ti, então, eu venho, hoje. Eu quero Te agradecer por trazer este homem da Jordânia. Eu nunca ouvi uma mensagem de um árabe antes. É a primeira vez, mas ele veio na hora certa para trazer esta mensagem para mim. Aqui estou eu me submetendo a ti, Senhor. Me tome em Tuas mãos e me refaça, Senhor. Senhor, ainda existe esperança.”

Esta é a mensagem de Jesus para você. Você não pode resolver o seu problema correndo d’Ele. Você não pode empurrá-lo para longe de você. Seu problema e sua dificuldade é como sua própria sombra, você os leva onde quer que vá. Mas há um caminho melhor: vir direto para Jesus. E dizer: “Senhor, aqui estou eu e entrego meu caminho a Ti, abençoe-me, Senhor, refaz-me, mude-me completamente. Faz de mim alguma coisa útil. Útil para mim mesmo, útil para minha família, útil para minha igreja, útil para meu país.”

E o Senhor Jesus vai dizer: “Sim, Eu vou fazer.”

pr Antoine Diex – jordaniano - mensagem proferida no Centro Evangelístico Unido, em +/- 2002

Nenhum comentário: