quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O jugo de Jesus

“Muitos dos Seus discípulos, tendo ouvido tais palavras, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?” (Jo 6:60).


Após terem ouvido o discurso, aos poucos, os discípulos foram se afastando de Jesus e já não andavam mais com Ele. Se o discurso tivesse sido duro, como poderia Jesus ter afirmado que Seu jugo é suave e seu fardo leve?
Na verdade a dureza do discurso estava no fato de que os discípulos ainda não tinham recebido o revestimento do Espírito Santo e por isso não entendiam o real significado de Suas palavras. Nos versículos anteriores do 41 ao 58, Jesus afirmou que deveriam comer Sua carne e beber Seu sangue, isso foi-lhes motivo de grande escândalo, e eles diziam entre si: “como pode dar-nos a comer Sua própria carne?”
A dureza estava no entendimento literal do Seu discurso. Mas o que Jesus disse e o Espírito Santo nos testifica é que: “Minha carne é verdadeira comida e o Meu Sangue verdadeira bebida”, e “a Palavra que vos tenho dito são espírito e são vida”.
A carne de Jesus é a Sua Palavra, afinal, Ele é o Verbo que Se fez carne. O Sangue de Jesus é a nossa verdadeira Vitória, pois ao derramá-lo lá na cruz como Cordeiro imaculado, sem manchas e sem rugas entregou-Se como sacrifício suficiente pelos pecados de toda a humanidade, e consumou a Vitória sobre a morte para todo o que n’Ele crê.
É o Poder do Espírito Santo de ministrar a cada um de nós que nos faz compreender as Palavras ditas por Jesus naquele momento. Entretanto, eles As ouviam com os ouvidos naturais. Depois do Pentecostes, percebemos mudança clara na sua audição e nas atitudes destes discípulos que antes não O entendiam.  É o Espírito Santo que nos ensina e nos lembra de todas as coisas que o Senhor nos falou. É quem nos convence do pecado, da justiça e do juízo. E anuncia-nos a revelação da Palavra do Pai. Afinal, “o Espírito Santo é o que vivifica” É Ele quem A torna Viva e Operante nos nossos corações.
O Senhor Jesus diz: “Errais não conhecendo as Escrituras nem o Poder de Deus”. Ou seja: “errais por não comer Minha Carne e por não beber o Meu Sangue”. Isto é, “errais por não meditar em Minha Palavra e por não buscar o Poder de Meu Sangue manifesto através da ação do Espírito Santo”.
Mas, e o Seu jugo suave e o Seu fardo leve? O que nos pede o Senhor para fazer?
As obras que Jesus nos pede e que devemos praticar se explicitam em João 6:29.  “Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creias n’Aquele que por Ele foi enviado”, e de  novo no  vers. 40: “De  fato, a vontade de Meu Pai é que todo homem que vir o Filho e n’Ele crer, tenha a vida eterna”.
Vejamos o Filho e creiamos n’Ele e agradaremos ao Pai. Afinal, “sem fé é impossível agradar a Deus”. Diz-nos, ainda, Jesus: “Se alguém tem sede, venha a Mim e beba. Quem crer em Mim como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isso Ele disse com respeito ao Espírito Santo que haviam de receber os que n’Ele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido glorificado.”
Toda a Criação aponta para Sua Glória; como podemos tentar explicar a criação de tantas maravilhas; o Universo, a Terra, o ecossistema, o homem, como resultado de uma explosão, ou sucessão de explosões.  Explosões só destroem e matam. Além da Criação muitos são os sinais através dos quais Deus Se apresenta e revela a nós, tudo depende de nosso olhar, muitas vezes negando o Óbvio, noutras vezes desviados para outro enfoque.
Deus fez as coisas simples para confundir as sábias, e, de fato, o homem tende a rejeitar a simplicidade do Evangelho, pelo qual basta crer. Em geral se quer fazer muitas coisas, sacrifícios e oferendas, mentalizações, disciplina e auto-controle, o homem quer fazer algo para ter merecimento.
Acontece, porém, que Deus nos dá a Sua Graça de graça, ou seja, é presente imerecido. Ele nos dá porque nos Ama, basta crer para que possamos desfrutar o que está aí, dado, consumado para todos os que pela fé se apropriam.
A principal forma d’Ele falar conosco é por Sua Palavra: a Bíblia. Exponhamo-nos à ação de Sua Palavra e entenderemos o que é “crer em Jesus como dizem as Escrituras”. E poderemos desfrutar da fonte de Poder, o Espírito Santo, em nossas vidas.    

Denise Gaspar – 18-03-2001.    

Nenhum comentário: