domingo, 21 de outubro de 2012

Amor revolucionário


“Nisto conhecerão todos que sois Meus discípulos: se tiverdes amor uns  aos  outros” (Jo 13:35)..

É edificante e nos enche o coração de força e fé quando ouvimos testemunhos de milagres e de operação de maravilhas feitas pelo Poder e pela Misericórdia do Senhor Jesus. Todos gostam de ouvir sobre curas de doenças cientificamente sem solução, ou de difícil solução, como lepra, câncer, aids e outras; sobre a libertação dos vícios, da vida de crime, prostituição e adultério; sobre operação de milagres como a de trazer à existência aquilo que não existe, um braço, uma perna, a vida a um morto. Todos esses testemunhos testificam do Poder do Todo Poderoso, todos confirmam que Ele é Soberano e de que Seu Amor é inexplicável e imerecido. Todos se alegram e enchem os corações de fé e esperança. 

O maior milagre concedido por Jesus é a Salvação eterna, a esperança e a certeza de passarmos a eternidade ao Seu lado. Seguramente, a segunda maior operação das maravilhas realizadas por Ele é o da transformação do caráter e da personalidade. É a transformação de um coração duro, orgulhoso, soberbo, num coração de carne, amável, perdoador.

Que delícia é testemunhar com nossos olhos e, mais ainda, com nossas vidas a ação maravilhosa de Suas Mãos!

Essa operação de Deus é tão ou mais sobrenatural. Não tem lógica, o raciocínio  cartesiano não o explica; a psicanálise se esforça e tem alcançado bons resultados no que  tange ao paliativo. Mas só quem transforma maldição em bênção e pode trazer a existência o que não existe é o Criador da vida e de toda boa dádiva: o Senhor Jesus. 

Quando uma vida se entrega a Jesus, reconhecendo Seu Senhorio, Sua Soberania, na verdade, entrega a Ele todo seu aprendizado, todos os traumas e marcas, e o faz reconhecendo sua incapacidade de administrar sua vida, de organizá-la e direcioná-la para a felicidade e a paz que tanto se deseja. E deste momento em diante vai-se tendo uma experiência a qual nenhuma pessoa, antes de conhecê-lO, consegue imaginar. Ele nos recebe e nos envolve com Amor, não nos dá a paga por nossos erros, ao invés disto, nos mostra o recibo da conta que Ele já pagou em nosso lugar. Não nos repreende nos humilhando mostrando o quanto nós realmente valemos, mas revela-nos o quanto somos especiais para Ele, o quanto nos quer a Seu lado, o quanto esperou por nós, e Se torna nosso Mediador, Advogado e Intercessor.  De fato, “O amor de Cristo nos constrange”.

Quando nos expomos a Ele e à Sua Palavra temos nossa vida transformada, nossa mente renovada. Ele faz uma revolução, a única verdadeira.

Alguns sonharam e, mesmo, tentaram a transformação da realidade social, e/ou mundial pelo “paz e amor”, mas não conseguiram nem a mudança de suas próprias vidas,  basta ver hoje o resultado em seus lares, seus casamentos destruídos uma, duas ou três vezes, basta ver seus filhos e a sociedade em que vivemos hoje; sociedade individualista, usurária, sociedade constituída por pessoas amarguradas e envenenadas por seus próprios rancores.

Mas a revolução de Cristo é realizada através da Ação de Sua Palavra, “porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”. 

A Sua Revolução não é baseada em filosofias e em anos de observação e estudo científico. Sua Revolução não é fruto de uma chopada sexta à noite no “amarelinho”, nem da caridade e do esforço dedicado, mas, vão, de alguns poucos.

A Sua revolução é baseada n’Ele mesmo, é baseada na Verdade, e Jesus é a Verdade Eterna, “céus e terras passarão, mas as Minhas Palavras não passarão”, “Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida”.

Sua revolução é baseada na Sua Palavra e Jesus é o “Verbo que se fez carne”.

Jesus é Poderoso, o Todo Poderoso, e nada pode impedir o Seu agir amoroso e transformador nas vidas, quando voluntariamente se entregam a Ele. Hoje tenho um breve entendimento do que Paulo escreveu aos efésios, e prossigo segundo seu ensinamento de que devemos buscar “conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejamos tomados de toda a plenitude de Deus”, (Ef 3:19).

Plenitude que se revela na Sua maravilhosa essência: o AMOR. Amor sem explicação, sem merecimento, mas que, como revelado e entendido por Salomão, “cobre todas as transgressões”. “Todas” são todas, e não quase todas.  Não há o que Ele não possa perdoar, não há vida e/ou situação que Ele não possa revolucionar.

Aí está um pouquinho do mistério que envolve o Seu Poder, e “TODO O PODER LHE FOI DADO NOS CÉUS E NA TERRA”.

O derramar de Seu Sangue, lá na cruz, foi o sacrifício suficiente para a salvação de toda a humanidade, não é necessário, (e nem é possível), mais nenhum sacrifício. Na fidelidade à Sua própria Palavra, e “Ele vela pela sua Palavra para A cumprir”; respeita o livre arbítrio que nos concedeu, por isso, “o Evangelho é Poder de Deus para a salvação de todo aquele que n’Ele crê”.

 

Denise Gaspar – 26-08-2001

Nenhum comentário: