sábado, 27 de outubro de 2012

A alegria do Senhor

 “Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si: porque este dia é consagrado ao Senhor: porquanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força”, Ne 8:10.



O versículo citado afirma que somos fortalecidos pela alegria do Senhor. Se Ele está alegre... somos fortalecidos n’Ele e na força de Seu poder. Muitas e muitas passagens bíblicas nos mostram que Deus tem sentimentos. Um dos versículos mais conhecidos nos revela Seu Amor de tal forma grandioso que pôde fazer-Se carne e morrer em nosso lugar para nos Salvar. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo o que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”, (Jo 3:16) 
O Senhor Jesus Se alegra quando reconhecemos Suas Santidade e Soberania, Suas Misericórdia e Graça, e num ato consciente e voluntário nos rendemos ao Seu Senhorio. Ele Se alegra quando estamos no centro de Sua vontade, porque essa é boa, perfeita e agradável e sempre nos conduz à Vitória.
O Salmo 37:4 afirma: “Agrada-te do Senhor...”, agradar-se de Jesus é sentir prazer em viver com Ele, para Ele e sob Suas orientações. A leitura cuidadosa deste salmo nos mostra o que podemos fazer para agradá-lO e alegrá-lO. São 16 ordenanças que nos são apontadas, das quais destaco 04:
“Confia no Senhor... alimenta-te da Verdade... entrega o teu caminho a Ele... (e) descansa no Senhor”. 
E são 27 promessas, bênçãos decorrentes da obediência, das quais destaco:
“Ele satisfará os desejos do teu coração... possuirás a terra... o Senhor te sustém... nos dias de fome te fartarás... firma os teus passos... abençoa tua descendência... (te dá a) salvação... (e) livramentos...”.
No Sermão da Montanha, nos cap. 5, 6, e 7 do livro de Mateus, o Senhor Jesus nos concede pérolas maravilhosas sobre como proceder. Na carta aos Hebreus desvendamos o “segredo” e encontramos a chave de todas as bênçãos. Se queremos agradar ao Deus Soberano e Galardoador dos que O buscam devemos ser movidos pela fé, pois, “sem fé é impossível agradar a Deus”. 
É a fé o que nos sustenta e capacita a perseverar na esperança da manifestação de Seu Poder e de Sua Glória. Pois, “fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”.  Jesus afirmou que bem aventurados são os que não viram e creram. Bem aventurados os que esperam no Senhor porque Ele não tarda.
O “alegrar-se” com a Sua vontade é alegrar-se em quaisquer circunstâncias a que Ele nos levar.  Ainda que se esteja dentro da fornalha como os companheiros de Daniel, (Dn 3); na cova dos leões como Daniel, (Dn 6); num casamento com uma prostituta infiel como Oséias, (Os 1); tendo que enfrentar a hostilidade de um povo rebelde como Ezequiel, (Ez 2); sendo decapitado como João Batista, (Mt 14: 8 –11); sendo apedrejado como Estevão, (At7:19 – 26); sendo açoitado como Paulo, (At 14: 19 –28 e 16:19 – 26); sendo preso como Pedro, (At 12:1 – 8).
O centro de Sua Vontade é sempre o melhor lugar do mundo, pois é aí que se tem a verdadeira Paz, é aí que se pode experimentar o Poder e os Livramentos de Deus. É passando por aí que nós somos mais que vencedores.

No entanto, este versículo, ou melhor, a sua parte final: “a alegria do Senhor é a vossa força” é usada para dizer que devemos estar alegre. Usam esse pedacinho dando o sentido de que a nossa alegria é o que fortalece ao Senhor. “Você tem de estar alegre, a alegria do Senhor é a nossa força”. Acredito que as pessoas que o usam assim nunca atentaram que fazem inadequadamente. O Senhor Jesus É forte e a fonte de alegria, porque Ele É. Ele não precisa de nós para Ser. Mas por Amor e Misericórdia, Se revela a nós e Se alegra conosco. 
Se Ele está alegre, então, somos fortalecidos.

Denise Gaspar - 2000

Nenhum comentário: