sexta-feira, 12 de outubro de 2012

A Reconciliação

O que distingui Jesus dos demais homens?

“Ora, tudo provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a Palavra da reconciliação. De sorte, que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.
“Aquele que não conheceu pecado, Ele o fez pecado por nós; para que, n’Ele fôssemos feitos justiça de Deus.” 2Co5: 18 a 21.

Jesus foi o único capaz de reconciliar o homem com Deus.
O pecado cria um abismo entre o homem e Deus. Por nenhum outro meio o homem pode transpor esse abismo. Por diversas vezes a Bíblia diz claramente que “não há um único justo”. E o que isso quer dizer? Quer dizer que por seus méritos e por suas boas obras nenhum homem ou mulher consegue aproximar-se de Deus.
Antes da morte e ressurreição de Jesus os homens apresentavam-se aos sacerdotes para a purificação dos pecados. Traziam animais que deveriam ser perfeitos, sem nenhuma mancha ou ruga, e o sacerdote os sacrificavam diante do altar para que o pecado cometido fosse coberto. Esses sacrifícios tinham de ser renovados todos os anos, pelos mesmos pecados. Diz a Palavra: “Nesses sacrifícios faz-se recordação dos pecados todos os anos, porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados.” Hb 10: 3 e 4. Apenas cobriam os pecados.
Agora, “temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas. Ora, todo sacerdote se apresentava, dia após dia, a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca jamais podem remover pecados; Jesus, porém tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus. Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.” Hb 10: 10 a 14.
Jesus sendo Deus deixou Sua divindade por Amor de nós. E, tornando-Se homem e sem pecar ofereceu-Se como o Cordeiro imaculado, sem rugas e sem manchas para o Sacrifício Suficiente para o resgate de todos os homens. Ele, sem pecar, tomou sobre Si todos os pecados de todos os homens e pagou o preço do nosso resgate.
“E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com Ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.” Cl 2: 13 a 15.

Veja que todo Poder e toda a Autoridade estava e está nas mãos de Jesus. Movido por Seu Amor por nós, Ele veio em nosso resgate e o pagou. Embora sendo suficiente para salvar toda a humanidade e reconciliá-la com o Pai, a salvação é individual. E, por isso, foi deixada uma única condição para obtê-la. E a chave para Vida Eterna é cremos no Sacrifício e na Obra Vicária do Senhor Jesus.

Nessa oportunidade, abra o seu coração e diga: “Senhor Jesus eu creio que Tu és o Deus Vivo, que Tu Te fizeste homem por Amor de mim, que Tu morreste naquela cruz em meu lugar, que Tu ressuscitaste para me garantir a Vitória. Eu entrego o meu coração, que é o centro de minha vida, e Te peço: cobre-me com Teu Sangue e escreve meu nome no Livro da Vida. Eu Te agradeço porque Tu me aceitas no Teu Reino. Obrigado. Amém.”


Denise Gaspar - 2002

Nenhum comentário: