segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Morada de Deus

                   “Eu e o Pai viremos e faremos morada em você”, e

“Pedirá o que quiser e Eu lhe concederei”.
 
Ao meditarmos nestas duas passagens somos, na verdade, remetidos a meditarmos em toda a Bíblia. Alguém já disse que texto sem contexto e pretexto para heresia. E o que queremos aqui é nos apropriar de todas as promessas que Jesus nos fez. E que maravilhosas estas promessas de Jesus: “Eu e o Pai viremos e faremos morada em você”, e “pedirá o que quiser e Eu lhe concederei”.

Nosso coração se regozija tremendamente!

Quão grande é isto! 

Primeiro, eu e você seremos morada para Deus! Tente imaginar o Deus-Criador, o Deus Todo-Poderoso, o Deus cujo caráter é inabalável em Justiça e Santidade, o Deus Justo e Santo, habitando em nós. Imagine a grandiosidade de Deus habitando em você.

Neste momento olho para dentro de mim mesma. E o convido para que também volte o seu olhar para si mesmo. E me pergunto: “Será que Deus pode morar dentro de mim?”.

Toda a Bíblia nos relata sobre a Soberania e a Majestade de Deus. Deus é tremendo. “Assim diz o Senhor: O céu é o Meu trono, e a terra, o estrado dos Meus pés; que casa Me edificareis vós? E qual é o lugar do Meu repouso? Porque a Minha mão fez existir todas estas coisas, e todas vieram a existir...” Is 66: 1 e 2a.

Assim, pela Sua grandiosidade, facilmente percebemos que Ele não pode morar num barraco, numa casinha... uma mansão é pouco para Ele. Ele não pode morar de favor nem de aluguel. Tem de Entrar como Dono, como Senhor. Então, me pergunto estou disposta a entregar-Lhe todo o meu coração, meus pensamentos e o meu ser?

É Ele quem diz: “...mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da Minha Palavra”. Is 66: 2b.

Sua morada tem que ser tratada, tendo a manutenção sempre em dia. Não pode haver rachaduras, paredes descascando, vazamentos, umidade e coisas do gênero. “Respondeu-lhes Jesus: Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho; porque o remendo tira parte de vestido, e fica maior a rotura. Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres se perdem. Mas se põe vinho novo em odres novos, e conservam-se ambos.” Mt 9: 16 e 17. 

Ele nos Ama como somos, nos convida a cear com Ele. “Diz Jesus: Vinde a Mim, todos os que estais cansados e os sobrecarregados, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim porque Sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para vossa alma. Porque o Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve.” Mt 11: 28 a 30.

E disse mais: “Levantou-Se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a Mim e beba.” Jo 7:37. Ele nos Ama e nos convida a vir até Ele do jeito que estivermos: cansados, sobrecarregados, sedentos... “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e Ele Comigo.” Ap 3: 20. Quando Jesus vem morar em nós Ele começa uma grande construção. É a edificação do Reino de Deus em nós. E já inicialmente tudo é transformado. “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” 2Co 5: 17.  

A casa tem que ser limpa e asseada, os jardins têm de ser floridos, bem tratados, podados, regados e limpos. O Criador é minucioso, alegra-Se com os pequenos cuidados e carinhos. É só olharmos para o bordado de cada flor por Ele tecida, é só olharmos para os traços cuidadosos e caprichados de Sua pintura nas asas dos pássaros.

E olhando para o meu coração o que vejo? Está a altura do ilustre Morador? Olho minhas mãos e reconheço-me incapaz de fazer uma obra tão valiosa, a melhor construção que posso erguer não é digna de recebê-lO. Olho minhas forças e percebo que não sou capaz de fazer a manutenção desta tão grande casa. Olho para minha criatividade e constato que não tenho como agradá-lO com os cuidados mais delicados, com as atenções e os caprichos que Ele merece. Entristeço-me: “não sou digna, Senhor, que entres em minha casa”.

Então, Deus, infinito em Poder, como Ele É, começa a me mostrar outras características Suas. E descubro que Deus é Amor e Misericórdia, que Sua Graça é tão tremenda quanto incompreensível. Então posso entender que basta uma Palavra d’Ele e tudo se faz novo. Ele me diz: “Agrada-te de Me receber no teu coração e todas as coisas Eu farei em ti e por ti”.  

Alegro-me tanto: “Senhor Jesus, grande, inexplicável mesmo, é a honra de tê-lO morando em mim. O que quero é ser morada digna para Ti, limpa-me, edifica-me e conserva-me para Ti. Transforma meu coração no templo vivo onde Tu queres morar.”

Quão preciosas são estas promessas de Jesus: “Eu e o Pai viremos e faremos morada em você”, “pedirá o que quiser e Eu lhe concederei”. Se pedirmos que Ele faça a obra, Ele a fará com tanto carinho e zelo, com minúncias no acabamento que ficaremos maravilhados e todos aqueles que olharem para nós O reconhecerão como o Arquiteto e o Artista que assina a obra.

Nosso coração se regozija tremendamente e começamos a meditar no que isso significa de fato. Primeiro, eu e você seremos morada para Deus. O Deus-Criador, o Todo-Poderoso, o Deus Justo e Santo vem habitar em nós. Depois, Ele nos garante que nos concederá tudo o que pedirmos.

Fico imaginando aquela criança pequenina e pobre cujos pais com muita dificuldade lhe dão o arroz com feijão todos os dias e cujos brinquedos são latas velhas e enferrujadas, alguns cacarecos e, quando muito, bonecos velhos achados no lixão enquanto ajuda seus pais a catarem papel para o sustento. E um dia chega-lhe uma pessoa dona de uma grande cadeia de shoppings leva o pequeno a um destes e diz-lhe peça o que quiser e será seu. Assim somos nós diante desta garantia de Jesus. Não sabemos o que pedir, nossos olhos tem alcance muito pequeno e muito temos a pedir. Acabamos, assim como o garoto, nos enrolando e pedindo mal, porque sequer sabe o que tem a sua disposição. E como tem acesso a tudo acaba sem saber quais são suas maiores e prioritárias necessidades. Provavelmente, o menino entrará na primeira loja de doces e nem saberá o que comer, se lambuzará todo; ou entrará numa loja de brinquedos e se distrairá com tantas cores e formas.

Muitos de nós fazem uma listinha de pedidos: 1º – um ótimo trabalho, de preferência trabalhando pouco e ganhando muuuito, 2º – uma casa, ou uma mansão, ou duas casas 3º - três carros do ano, um para cada membro da família, 4º - uma cura, e por aí vai. Pedem... pedem... e, “quase” pensam: ‘como eu dei morada para Ele e Ele me ama, então, vai fazer o que peço, afinal, eu até vou à igreja!’ Jesus não é um sem-teto que carrega complexo de rejeição e carência afetiva.

Acontece, porém, que ao sermos transformados tudo se faz novo e, aí, os desejos do nosso coração passam a ser um único: fazer a Vontade do Rei. Por isso,  quando Ele nos garante que nos concederá tudo o que pedirmos, acrescenta, segundo a Sua Vontade.

Nossa é a honra e o privilégio de O termos conosco todo o tempo, habitando em nós e nos ensinando e guiando a pastos verdejantes.

 
Denise Gaspar 07-02-2003

Nenhum comentário: