sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Disciplina do Evangelho


Se alguém quer ser Meu discípulo, diz Jesus, o indivíduo  tem de tomar consciência de que existe uma montanha de impressões sobre si que precisa ser jogada fora. O discípulo tem de encarar os fatos e fazer a viagem “após Mim, olhando para Mim, tendo a Mim como sua única referência, dando-Me razão em tudo” – é o que Jesus está dizendo. E ainda que, de forma sofrida, tenhamos de dizer: O Senhor tem razão. Mesmo não gostando das razões de Deus, como Abraão, que não achou nada gostoso, nada delicioso, nem foi cheio de gozo, nem de gáudio, nem falando em línguas ou profetizando, andando para o Monte Moriá. Não. Ele foi gemendo, mas foi. E quando viu o monte, chamou os servos e disse: “Ficai aqui, e eu e meu filho, tendo ido e adorado, voltaremos para junto de vós”. Mas ele não disse: Aleluia, nós somos levitas do monte Moriá! Não era essa adoração panaca. Era adoração que se adora com dor, com perplexidade, sem entender nada, mas dizendo: Tu És Deus, e, contra tudo o que sinto, eu vou. Isso é “após Mim”.

O caminho do discípulo é o caminho das abençoadas desilusões das eternas verdades. O caminho do discípulo vai reduzindo a vida ao pouco que seja necessário, ambicionando chegar o dia em que ele diga: Basta-me uma coisa somente. Esse é o Caminho.

Olhe para dentro de você e pergunte se você quer esse Caminho.

O Evangelho é assim... São as decisões de andar após Ele. De dizer: Eu dou razão ao Evangelho na minha vida.  Não temos de fazer uma reflexão secundária de como vamos tratar o nosso inimigo. Jesus já disse como é que ele tem que ser tratado. Não temos de fazer reflexão secundária e nem ponderar com Deus o tamanho das nossas raivas, das nossas justiças ofendidas, dos nossos direitos aviltados, e que, portanto, temos direito a uma instância superior de vingança. Ir após Ele é simplesmente entrar em todos os buracos com Jesus; é sofrer na presença de Jesus, ver a revelação da nossa incoerência na presença dEle, enquanto somos disciplinados pelo Evangelho, dando lugar à disciplina. Disciplina do Evangelho, é quando o Espírito Santo coloca na nossa consciência a razão do Evangelho contra todas as nossas certezas ou opiniões. É quando o nosso coração diz: Eu quero para mim. Aí começa um caminho que não será perfeito, mas será perfeitamente imperfeito e gracioso até o dia em que ele se tornar pleno e total.

 
Caio Fábio. O caminho do discípulo.

Nenhum comentário: