domingo, 26 de janeiro de 2014

Bondade e severidade de Deus

         Naquele dia, o Renovo do Senhor será de beleza e de glória; e o fruto da terra, orgulho e adorno para os de Israel que forem salvos.

Será que os restantes de Sião e os que ficarem em Jerusalém serão chamados santos; todos os que estão inscritos em Jerusalém, para a vida, quando o Senhor lavar a imundície das filhas de Sião e limpar Jerusalém da culpa do sangue do meio dela, com o Espírito de Justiça e com o Espírito Purificador.
Criará o Senhor, sobre todo o monte de Sião e sobre todas as suas assembleias, uma nuvem de dia e fumaça e resplendor de fogo chamejante de noite; porque sobre toda glória se estenderá um dossel e um pavilhão, os quais serão para sombra contra o calor de dia e esconderijo contra tempestade de noite.


 Agora, cantarei ao meu amado a respeito da sua vinha. O meu amado teve uma vinha num outeiro fertilíssimo.
Sachou-a, limpou-a das pedras e plantou de vides escolhidas; edificou no meio dela uma torre e também abriu um lagar. Ele esperava que desse uvas boas, mas deu uvas bravas.
Agora, pois, ó moradores de Jerusalém e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha.
Que mais se podia fazer ainda à minha vinha, que eu não lhe tenha feito? E como, esperando eu que desse uvas boas, veio a produzir uvas bravas?
Agora, pois, vos farei saber o que pretendo fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, para que a vinha sirva de pasto; derribarei o seu muro, para que seja pisada; torná-la-ei em deserto.
Não será podada nem sachada, mas crescerão nela espinheiros e abrolhos; as nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela.
Porque a vinha do Senhor dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta dileta do Senhor; este desejou que exercessem juízo, e eis aí quebrantamento da lei; justiça, e eis aí clamor.


Se é pela Graça, já não é pelas obras; do contrário, a Graça já não é Graça.

 Pergunto: porventura, tropeçaram para que caíssem? De modo nenhum! Mas pela sua transgressão, veio a salvação aos gentios, para pô-los em ciúmes.
Ora, se a transgressão deles redundou em riqueza para o mundo, e o seu abatimento, em riqueza para os gentios, quanto mais a sua plenitude!


Dirijo-me a vós outros, que sois gentios! Visto, pois, que eu sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério, para ver se, de algum modo, posso incitar à emulação os do meu povo e salvar alguns deles.

Porque, se o fato de terem sido eles rejeitados trouxe reconciliação ao mundo, que será o seu restabelecimento, senão vida entre os mortos?

E, se forem santas as primícias da massa o será a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão.

Se, porém, alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo oliveira brava, foste enxertado em meio deles e te tornaste participante da raiz e da seiva da oliveira, não te glories contra os ramos; porém, se te gloriares, sabe que não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz, a ti.

Dirás, pois: Alguns ramos foram quebrados; tu, porém, mediante a fé, estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme.

Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, também não te poupará.

Considerai, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para contigo, a bondade de Deus, se nela permaneceres; doutra sorte, também tu serás cortado.

Eles também, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; pois Deus é poderoso para os enxertar de novo.

Pois, se foste cortado da que, por natureza, era oliveira brava e, contra a natureza, enxertado em boa oliveira, quanto mais não serão enxertados na sua própria oliveira aqueles que são ramos naturais.

Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério: que veio endurecimento em parte a Israel, até que haja entrado a plenitude dos gentios.

E, assim, todo Israel será salvo, como está escrito:



Virá de Sião o Libertador e Ele apartará de Jacó as impiedades.

Esta é a Minha Aliança com eles, quando Eu tirar os seus pecados.

 

 

Isaías e Paulo

Um comentário:

Anônimo disse...

Mt bom !!