quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

A Porta e o Caminho

Jesus é a Porta, pela qual se entra, não num cubículo onde ficamos aprisionados a um monte de ‘nãos’. “Não toques. Não comas. Não faças”.
Jesus é o Caminho, embora seja também o fim.
Jesus é a Porta pela qual entramos e saímos e encontramos pastagem. Saímos e encontramos liberdade para o ‘sim’.
Jesus é o Caminho, quando encontramos com Ele iniciamos uma nova jornada.
Chegamos à Porta e a atravessamos, e saímos da prisão deste mundo. Somos libertos da escravidão do pecado, que nos aprisionava ao ‘não’: “Não, eu não sou livre pra fazer o que quero, estou preso e condicionado a fazer o que o mundo e o pecado querem. Não, eu não sou livre para amar a Deus”.
Escravos não têm o direito de escolha, fazem aquilo que o seu senhor manda. E o pecado só nos constrange a fazer coisas das quais nos arrependemos e as quais nos fazem mal.
Chegamos à Porta, entramos, saímos e entramos no aconchego do Pai e encontramos pastagem. Alimento para o nosso espírito, para nossa alma.  Encontramos sustento para nova Caminhada.
Agora somos livres para dizer ‘sim’: “Sim, eu amo a Deus. Sim, eu vou fazer o que quero e não vou fazer ‘isso’ só porque todo mundo faz. Sim, eu sou livre pra ser feliz. Sim, eu decido o que quero e estou livre dos modismos, conceitos e dos valores desse mundo. Sim, em Cristo, eu sou livre”.
Em todo o tempo Jesus nos convida a estar com Ele, a sermos Seus amigos, Ele nos convida à liberdade. Se alguém já se sentiu cativo de alguma coisa em algum momento entende do que Jesus está falando.
Ele não nos convida a trocar uma escravidão por outra. A gente, no máximo, por nossas próprias forças, consegue se livrar de uma coisa, mas se vê presa a outra.
Por isso, Ele nos convida todo o tempo:
"Vinde a Mim, todos os que estiverem cansados e sobrecarregados e Eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o Meu jugo e aprendam de Mim, porque Sou manso e humilde de coração; e acharão descaso para suas almas. Porque Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve”. Mt11:28.
"Se alguém tem sede, venha a Mim e beba. Quem crer em Mim como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. Jo7:37 e 38.
Uma vez atravessada a Porta, que é Jesus, encontra-se o sustento e a capacitação para continuar a jornada de liberdade. Porque Ele nos dá de Seu Espírito para nos consolar, nos guiar a toda Verdade, nos admoestar, nos orientar, nos sustentar... A única coisa que Ele jamais tira de nós é nossa liberdade de escolher estarmos ou não no Caminho, em permanecermos ou não no Caminho. Ele jamais retira de nós nosso direito de escolher dar ouvidos ou não ao que diz Seu Espírito ao nosso coração.
Mas, também, nunca desiste de nós. (Graças a Deus!).
Jesus nos ama e quer estar todo o tempo conosco para nos conduzir e garantir a vitória: vivermos livres na Presença de Deus.
Minha oração é para que tenhamos o coração aberto para esse encontro com Cristo. Que estejamos abertos ao Sim.
Sim, eu abro meu coração para ouvir a Tua voz, Senhor.
Sim, me arrependo de ter andado afastado de Ti.
Sim, eu desejo que Tu operes em Mim o Teu querer e o Teu realizar segundo a Tua boa, perfeita e agradável vontade.
Sim, eu quero que Tu Reines em minha vida e que a Tua Vontade seja Soberana em meu viver.
Sim, eu entrego a minha vida em Tuas mãos porque sei Quem És e confio em Ti.
Sim, Jesus, faz de mim um vaso novo, um instrumento de honra ao Teu Nome.
Sim, Jesus, glorifica o Teu Nome em minha vida.
Sim, eu Te amo.
Em Nome de Jesus, obrigada, Senhor.

Denise Gaspar - 2009

 

Nenhum comentário: