terça-feira, 13 de agosto de 2013

A segunda milha


No Sermão do Monte, Jesus desafiou o senso comum a respeito da maneira e se relacionar com os soldados romanos que ocupavam a nação, (Mt5:38ª48): “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas Eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os persegue”. Jesus ilustrou isso com três situações práticas. A primeira foi: Se alguém batesse na face, a outra deveria ser oferecida. Segunda: Se alguém tomasse a túnica, a capa deveria também ser dada. Terceira: Se um soldado romano obrigasse alguém a carregar sua mochila por uma milha, a pessoa deveria ir com ele duas.

Com que objetivo Jesus sugeriu que o fardo pesado do soldado deveria ser carregado por mais uma milha sob o sol escaldante do Oriente Médio? Porque a primeira milha era uma obrigação legal. Porém, quando a vítima se oferecia para levar o fardo uma segunda milha, seria natural que o soldado romano quisesse saber por que a pessoa estava disposta a carregar o fardo além da exigência legal. Isso dava oportunidade de falar do amor de Jesus ao soldado.

Hoje andamos a primeira milha, seguindo Jesus. Eu proponho que andemos a segunda milha a fim de compartilharmos Seu Amor. Jesus disse que devemos amar nossos inimigos. Isso não faz sentido para a nossa mente. Como podemos amar alguém a quem odiamos? Essa ordem, porém, é algo esplêndido, pois se eu decido amar alguém, essa pessoa não pode continuar sendo minha inimiga. Eu digo sempre que a melhor maneira de desarmar um terrorista é ir até ele e dar-lhe um caloroso abraço – pois você está perto demais para que ele o alveje. Se eu amo alguém, certamente vou procurar dar a ele ou a ela o melhor presente que eu possa imaginar. Isso significa compartilhar as boas-novas do Evangelho.

 
Irmão André e Al Janssen. Cristãos Secretos, o e acontece quando mulçumanos se convertem a Cristo. Ed. Vida.

Nenhum comentário: