quinta-feira, 22 de março de 2012

A estranha genealogia de Jesus

“Esses são os ascendentes de Jesus Cristo, nascido na família do rei Davi e de Abraão. Abraão foi pai de Isaque, Isaque pai de Jacó, Jacó pai de Judá e de seus irmãos. Judá foi pai de Perez e Zerá, a mãe dos dois foi Tamar. Perez foi pai de Esrom, Esrom foi pai de Arão; Arão foi pai de Aminadabe; Aminadabe foi pai de Naassom; Naassom foi pai de Salmom; Salmom foi pai de Boaz, a mãe dele foi Raabe; Boaz foi pai de Obede, a mãe dele foi Rute, e Obede foi pai de Jessé; Jessé foi pai do rei Davi; Davi foi o pai de Salomão e a viúva de Urias foi a mãe dele. Salomão foi pai de Roboão; Roboão foi pai de Abias, e Abias foi pai de Asa.” Mt 1: 1 a 7.

Há pelo menos três motivos pelos quais nós lemos esse texto, pelos quais está inserido na Bíblia. A primeira razão é porque Deus, através desse texto, mostra Sua fidelidade. Mostrando que a promessa que Ele fez a Davi, que se chamou o pacto de Davi, Ele cumpriu.
A segunda razão é que Deus inseriu nesse texto o nome de algumas mulheres. A genealogia de Jesus está escrita e registrada em Mateus e em Lucas, porque Deus sempre Se preocupou em dar às mulheres um lugar de proeminência já que Ele sabia que nas regiões onde a Bíblia foi escrita as mulheres não tinham um papel como têm hoje. Elas estavam realmente relegadas a um plano secundário, a um plano inferior. Então, o Senhor fez questão de mostrar que, ainda que Ele tivesse criado a mulher a partir do homem, a mulher não nasceu para ser escrava do homem, não nasceu para ser esquecida pela humanidade. A mulher é instrumento de Deus para procriação da raça, para dar continuação a raça.
E o Senhor colocou, pelo menos, quatro mulheres aqui para mostrar para todos nós que a mulher tem um papel muito importante na nossa vida e muito importante para o próprio Deus. Foi através da mulher que entrou o pecado no mundo, mas foi a mulher também que pregou a maior mensagem que o mundo já viveu. Quando o Senhor ressuscitou não foi Pedro, nem João, nem Mateus, nem Lucas, nem Paulo que teve o primeiro contato com Jesus. Jesus Se apresentou a uma mulher. E o Senhor falou para ela: “você vai e conta pra todo mundo” e ela contou. E assim como o pecado entrou no mundo através da mulher a maior notícia de todos os tempos, a Vida disponível a nós, também entrou através da mulher. Foi Maria que deu a notícia, aos discípulos e a todos nós, de que o Senhor está vivo.
Não são só por esses motivos que quero falar sobre a genealogia de Jesus. O mais importante dos motivos é que o Senhor inseriu aqui algumas pessoas que jamais fariam parte da genealogia se dependesse do povo judeu, se dependesse dos escribas, dos fariseus, dos sacerdotes. O Senhor diz no versículo 3: “Judá foi pai de Perez e Zerá, e a mãe deles dois foi Tamar”. Quem foi Tamar? Tamar foi uma mulher que só pela Graça de Jesus aparece Sua na genealogia.
Primeiro essa genealogia fala dos homens e não das mulheres: tal homem gerou a tal homem, que gerou a tal homem que gerou a tal homem. Os homens assumiam o trono.
Por que o Senhor fez questão de dizer: “Judá foi pai de Perez e Zerá, e a mãe deles dois foi Tamar”? Porque Tamar era nora de Judá e, naquela época, se uma mulher ficasse viúva e não desse filhos ao seu marido antes dele morrer ela tinha que, obrigatoriamente, casar com um cunhado para dar linhagem a este homem, para que a memória dele não se apagasse. Então, quando Tamar ficou viúva ela tinha que esperar que seu cunhado chegasse a idade em que pudesse se casar, e ela estava esperando. Vou resumir bem a história para os irmãos. Um dia o seu sogro estava numa roda de varões nobres e honrados, e passando numa cidade diferente buscou uma prostituta. Tamar sabendo que o cunhado já tinha idade e não lhe era por marido, se cobriu passando por prostituta, e ele esteve com a própria nora, sem o saber, e não tendo dinheiro para pagar pelo serviço deixou seu bastão com ela até que mandasse o dinheiro. E Tamar se achou grávida do sogro. Quando chegou a notícia a Judá de que a sua nora indevidamente engravidou, sendo viúva e sem ter marido nenhum, ele foi o primeiro a chamá-la numa roda e falou da lei que diz que se uma mulher na condição dela aparecesse grávida tinha que ser apedrejada. A única coisa que Tamar disse foi: “Antes que me apedrejem eu gostaria de fazer conhecer o pai da criança que vai morrer comigo agora. Ele nem sequer me pagou, mas ele é dono desse bastão, ficou de voltar pra me pagar o serviço e até hoje não pagou”. E, quando ela mostra o bastão Judá caiu em si e disse: “Eu sou mais pecador que a minha nora que eu queria apedrejar e matá-la pelo pecado cometido. Eu sou mais pecador que ela”.
Os judeus colocariam Judá na trajetória até Jesus, mas jamais Tamar, mas como quem escreveu a Palavra foi o Senhor, porque a Bíblia é a Palavra de Deus, fez o Senhor questão de inserir, aqui no meio, uma mulher marginalizada, uma mulher que engravidou indevidamente, uma mulher a margem da sociedade, uma mulher que estava a ponto de ser morta pela lei, mas escapou e seu nome colocado na genealogia.
Diz: “Judá foi pai de Perez e Zerá”. Veja o que aparece na linhagem de Jesus, irmãos, dois homens que são filhos do sogro com a nora num incesto, numa questão que até hoje gera tanto reboliço. Naquela época isso aconteceu, mas Deus permitiu que isso aparecesse no texto sagrado com um propósito específico.
Adiante diz: “Salmom foi pai de Boaz, mas a mãe dele foi Raabe”. Quem foi Raabe? Foi uma escriturária nobre do distrito de Israel? Essa mulher foi uma governanta? Foi uma profetisa? Quem foi Raabe? Raabe foi uma mulher prostituta profissional da cidade de Jericó.
Deus deu ordem que Jericó fosse derrubada. Deus falou: “Vou entregar Jericó nas mãos de vocês: na verdade, já entreguei, vocês têm simplesmente que tomar posse”. E, quando os espias foram para saber como estava a situação antes de atacarem Jericó, essa mulher que vivia numa casa nas muralhas da cidade ouviu a notícia. Naquela época não tinha jornal nem revista como tem hoje, mas as notícias do que Deus tinha feito no Egito tinham chegado a Jericó. Ela ouviu a notícia e disse: “Israel está vindo aí e o Deus dele arrasa com tudo que fica no Seu caminho. Eles vão acabar com a gente”. E essa mulher escondeu em sua casa os espias que vieram para ver Jericó.
Eles estavam em Jericó, foram descobertos e enquanto fugiam ela os chamou para sua casa. Eles entraram na casa da prostituta e ela os escondeu no telhado, depois que passaram aqueles que os estavam procurando disse: “vocês podem ir embora agora, estão livres, mas não esqueçam, quando vocês tomarem a cidade, eu quero ser poupada porque eu sei o Deus que vocês servem”. E fizeram um acordo com um fio de escarlate. Disseram: “coloque na sua janela uma fita vermelha e nós vamos poupar o povo que estiver dentro de sua casa”.
Ainda hoje aqueles que são nossos familiares e entram debaixo da fita vermelha do Sangue de Jesus são tão abençoados como foi a família de Raabe. Raabe chamou sua família e disse: “só na minha casa há garantia de salvação, essa cidade vai ser destruída”. Raabe, a prostituta, quando o povo de Israel passou como um tanque, como um rolo compressor, e acabou com Jericó, Raabe acompanhou a procissão do povo de Israel, aqueles milhões de pessoas e foi com eles. Ela não era israelita, ela era uma mulher de Jericó, era uma prostituta, mas o Senhor colocou essa mulher no meio do povo. E no meio do povo ela conheceu um homem e a Bíblia diz: “Salmom foi pai de Boaz, mas a mãe dele foi Raabe”. Uma mulher que não tinha nada a ver com o povo de Israel e os judeus jamais colocariam o nome dela na história de Jesus, na história do Messias. Mas Raabe entrou porque Deus tinha um propósito específico nisto, não só o de abençoar uma mulher e registrar o nome dela, mas de colocar uma mulher de má reputação, conforme os comentários dos homens, uma mulher mau vista na sociedade, o Senhor a colocou na ascendência de Jesus.
Mas o texto continua: “Boaz foi pai de Obede, mas a mãe dele foi Rute”. Quem foi Rute? Rute não foi uma israelita, Rute foi uma moabita. Os moabitas descendiam dos filhos das filhas de Ló. Os irmãos sabem que Ló saiu de Sodoma viúvo e com duas filhas solteiras. As filhas embebedaram Ló na caverna e se deitaram com ele. Ló teve um filho com cada filha. Daí nasceram Edom e Moabe que Ló não sabia se chamava de filho ou de neto porque eram filhos dele, mas eram filhos das filhas dele. E esses dois povos que saíram dessa relação incestuosa entre Ló e suas duas filhas deram origem aos moabitas. E no meio dos moabitas estava Rute.
Noemi foi habitar, com seu marido e seus dois filhos, em Moabe. Lá, um de seus filhos casou com Rute. Depois Rute ficou viúva e voltou com a sogra que também ficara viúva pra morar de novo em Belém. E quando foi morar em Belém... estrangeira e expatriada, ela foi trabalhar nos campos colhendo o que caía da cesta dos colhedores. E aquele homem, Boaz, que era dono da plantação, se apaixonou por ela e se casou com Rute e Rute veio a entrar na genealogia de Jesus. Uma estrangeira, nascida de um povo estranho um povo inimigo do povo de Israel, um povo marginalizado, Deus trouxe para a genealogia de Jesus.
E: “Obede foi pai de Jessé”. E Jessé? “Jessé foi o pai do rei Davi, e Davi foi pai de Salomão da viúva de Urias”. A Bíblia fala no nome de Urias na genealogia de Jesus. Urias foi um dos valentes de Davi, um dos homens de confiança de Davi. Ele estava disposto a morrer para defender Davi. Quando Urias foi à guerra Davi se apaixonou pela mulher dele.
Primeiro Davi não sabia quem ela era. Davi viu uma mulher se banhando e se apaixonou, mandou que ela viesse, trouxeram a mulher, Davi esteve com ela. A mulher voltou pra casa, tudo combinado, está tudo certo, o pecado está debaixo do tapete, ninguém viu. O rei pecou, mas ninguém falaria nada... todo mundo estava na guerra. Mas depois ela mandou uma notícia: “estou grávida. Como vamos fazer?” Davi, então, se informa: “quem é esta mulher?” “Ela é mulher de um capitão, do comandante, ele é um dos homens de confiança do rei. É a mulher de Urias”. “Onde está Urias?” “Urias está na guerra”. E Davi, do adultério que havia cometido, passou pra outro abismo. Ele, então, providenciou a morte de Urias, para que morresse como um herói de guerra. E quando Urias morreu e chegou a notícia Davi lamenta: “que pena... morreu Urias... Já que morreu... a viúva está aí, tadinha... manda que venha de uma vez” E a viúva de Urias foi morar no palácio como uma nova esposa de Davi. Tudo resolvido. Betseba foi morar no palácio. Tudo resolvido, quem iria se levantar contra Davi porque agora ela era viúva. Ele estava protegendo uma viúva grávida. Que homem bom! Que coração generoso! Tudo funcionando bem... mas Deus mandou uma visita pra Davi, dessas visitas que nós não gostamos de receber.
O profeta Natã um dia incomodado pelo Senhor, foi lá visitar Davi. Davi pensava que todo mundo já tinha esquecido... Mas, irmãos, nós pensamos que o tempo apaga os pecados, ele não apaga os nossos pecados, só a confissão ao Senhor e o conseqüente perdão é que apaga os nossos pecados. A Bíblia diz que o Senhor garante que Ele não Se lembrará de nossos pecados se eles forem confessados. Mas Davi não tinha confessado, ele tinha ‘arrumado’ as coisas. Agora, chegou Natã.
Natã era profeta ‘chapa branca’, entrava no palácio a hora que quisesse. Entrou e encontrou Davi contente: “A que devo a visita?” “Eu vim pra conversar um pouco...” E contou um caso da cidade: “Preciso de sua ajuda. Há um homem que tinha uma ovelhinha só e o visinho dele tinha muitos animais. Mas o visinho, que tinha tantos animais, mandou matar a única ovelhinha que o homem tinha”. E Davi: “Isso não pode ficar impune! Esse homem tem que morrer, me dá o nome dele que eu vou tomar as devidas providências”. E Natã: “Vou dar o nome agora, anota aí: D-A-V-I, Davi”. “Como é o nome?” “Davi”. Não preciso contar o resto da história. Davi caiu em si porque Natã disse: “Tu és o homem”.
Esquecendo um pouco de Davi e de Natã... Irmãos, Urias, que morreu por causa de uma mulher sem escrúpulos e de um rei igualmente sem escrúpulos, Deus obrigou Mateus a registrar que “Jessé foi o pai de Davi, mas Davi foi o pai de Salomão da viúva de Urias”. Deus registrou o nome de Urias na genealogia: “Não vai passar em branco”.
Deus colocou Tamar que ficou grávida do sogro. Deus colocou Raabe, uma prostituta profissional, na ascendência de Jesus. Deus colocou Rute, uma descendente dos moabitas. E Deus colocou Betseba, uma mulher que foi esposa de um dos capitães de Davi a quem usou e depois matou seu marido pra que pudesse estar com ela.
Como essas mulheres de uma vida tão duvidosa fazem parte da genealogia de Jesus que nos salvou, que morreu por nós e que hoje nos presenteia com Sua presença aqui? Primeiro para nos mostrar o pacto com Davi. Segundo pra dar honra às mulheres.
Mas a maior razão é que o Senhor quer que saibamos que assim como Ele usou pessoas indignas para fazerem parte da genealogia do Messias, Ele usa algumas pessoas indignas, como eu e você, pra fazer a história da humanidade. O Senhor usa pessoas como eu e você que não temos um registro tão abençoado, não temos uma genealogia tão nobre... quem sabe tenhamos histórias de famílias problemáticas? Que venhamos de situações que não valham a pena serem lembradas? Assim como inseriu pessoas de histórias duvidosas na genealogia de Jesus, por essa mesma Misericórdia, o Senhor usa a mim e usa a você para que nós venhamos a fazer parte da história que Ele está escrevendo hoje em nossas vidas.
Não importa da onde você vem. Talvez você diga que é estrangeiro. Deus usou uma moabita como Rute para fazer parte da genealogia de Jesus. Talvez você diga que ninguém sabe da onde você vem e das coisas que você fez nesta terra. Foi assim com Raabe, todos quando a olhavam lembravam da prostituição. Ela não fazia por gostar, era por necessidade, ela vivia daquilo e Deus colocou uma prostituta profissional pra participar da genealogia do Messias.
O Messias Puro, que morreu por nós e que hoje está aqui, Ele não tem, irmãos, uma ascendência muito digna segundo valores sociais. Quando você lê a genealogia de Jesus se pergunta: como esse povo pode estar aqui? É por isso que os judeus ainda engasgam quando falamos que Jesus é o Messias. Porque como pode vir um Messias de uma linhagem tão problemática como esta? De gente como Rute, que era moabita, de gente como Raabe, que não era israelita e ainda era prostituta. De gente como Tamar que foi engravidada pelo sogro. Como Deus pode aceitar um negócio desses? Pode, assim como nos aceita hoje, por Sua Misericórdia. Quem sabe você não é conhecido hoje, mas amanhã alguém vai dizer a seu respeito, vai lembrar de seu nome, ainda que você tenha um histórico meio duvidoso, meio problemático. Deus, por Sua Misericórdia, ainda está disposto a usar nossas vidas. Isso é o que se chama Misericórdia!
Nós não sabemos os planos que Deus tem, mas uma coisa nós sabemos: Deus tem caminhos completamente diferentes dos nossos. Na lista de Deus entra gente que, pela Sua Misericórdia, Ele deseja usar. Gente que esteja mais preocupada em ser útil nas Mãos de Deus do que passar os diplomas que tem, de mostrar a família de onde veio, dos lugares de onde saiu.
Há um profundo desejo no coração de Deus em usar nossas vidas de uma maneira que nem imaginamos. “Como Deus vai usar minha vida?” Assim como os presidiários pegam fósforos queimados e unem um aos outros e colam e fazem portas jóias tremendamente bonitos... Não sei se vocês já viram os porta jóias que os presidiários fazem? Eles fazem uma pintura tão linda... fósforos queimados se tornam porta jóias. É o que Deus faz conosco. Nós somos, muitas vezes, fósforos queimados pra sociedade. O Senhor nos une, nos junta uns aos outros, e nós viramos um porta jóias. O Espírito Santo, que é a maior riqueza que podemos ter, habita dentro de nós.
Eu li, ontem, um comentário do pr Caio Fábio dizendo: “na realidade a única coisa que existe é o hoje, porque do ontem só restam fotografias e memórias boas ou ruins; ninguém tem acesso ao passado, ele pode ter feito bem ou mal a nós, mas não temos acesso a ele; e o nosso futuro nenhum de nós tem garantia de que vai viver”. Nós temos planos. Tiago falou da falibilidade dos planos humanos: “amanhã eu vou fazer... eu vou negociar...” nenhum de nós sabe se vai estar vivo amanhã. Mas o hoje está em nossas mãos, e hoje é o dia que o Senhor nos deu. Por isso falou: “nos alegremos e nos regozijemos n’Ele, esse é o dia que o Senhor nos deu”. Essa é a nossa hora, o nosso dia, é a hora em que o Senhor que usá-lo. Por que? Por que você é bomzinho? Por que tem família nobre? Não! Porque Deus é Misericordioso. Jeremias escreveu: “As Misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos”. É a Misericórdia do Senhor que quer usar você pra fazer diferença nesta cidade, neste país, nessa nação e no mundo inteiro. Por Misericórdia Deus quer usar você, só precisa que você diga: “Senhor, independente de meu passado, de meu histórico, do meu sobrenome entrego minha vida em suas mãos, usa-a como Tu quiseres”.

Jason Sousa

Nenhum comentário: