sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A medida do Amor

O Amor real é o Ágape. E Ágape é sempre um princípio de valor e não um princípio emocional. A emoção segue a razão, sempre os sentimentos se irradiam.

E a Bíblia diz, por exemplo, que de tal maneira Amou Deus o mundo que “deu” o Seu Filho unigênito. Aqui se unem dois pensamentos, diz “amou” e “deu”. Quer dizer: “amor” e “sacrifício”. Deus não tinha nenhum motivo para amar o homem, mas Ele decidiu nos amar.
Eu digo que não sei muito bem o que é amor, mas sei como se mede. E a unidade de medida do “amor” é o sacrifício. Diga-me quanto estás disposto a sacrificar-te e eu te digo quanto amas. Tu dizes “eu amo a igreja”, e eu te digo “quanto estás disposto a sacrificar-te por tua igreja? E eu te digo quanto a amas”.

E este amor é sempre o contrário do egoísmo. A maioria dos casais que atendo em meu consultório, cada um ama a si mesmo e gira em seu derredor, egocêntrico. Um diz: “se ela faz o que eu digo: se cozinha, se se porta assim, se me mima, se faz isso, então eu a quero”. E o outro: “se ele faz o que eu lhe digo e se se porta bem, então eu o quero.” Porém cada um está girando ao redor de si mesmo e só se tocam na periferia, só se tocam tangencialmente. Nunca podem ter um encontro porque isso é somente ter uma boa relação. E não têm um encontro, um entrelaçamento profundo.

Então, a unidade de medida é o sacrifício, onde eu renuncio a mim para entregar-me ao outro. Aí é onde estou amando, na medida em que eu me entrego, porque amar é entregar-se. Amar é esquecer-me de mim mesmo para dar-me ao outro ou a uma causa. E nesta mesma medida estamos amando e só nesta mesma medida estamos vivendo.

Viver só é possível quando nos esquecemos de nós mesmos. “Quem busca a vida a perderá e quem a perde, por amor a Cristo, a encontrará.” Quem se esquece de si mesmo entregando-se a algo esse a encontra vida.

É esse amor por Cristo que eu quero viver!


Manfred Leon Krause ,adaptado de pregação no Centro Evangelístico Unido em 2000.

Nenhum comentário: