domingo, 25 de janeiro de 2009

Liderança


Talvez Martin Luther King seja o melhor exemplo de liderança cristã.

Ele estimulou seu povo a trabalhar por direitos muito concretos: igualdade no ônibus e no restaurante, e igualdade no direito de votar; mas ao mesmo tempo nunca fez disto um valor final, mas sempre olhou além dos resultados de sua ação para uma questão maior que estava envolvida: a liberdade total da pessoa humana.

Deste modo, ele diria que não há somente negros que não são libertos, mas também há os brancos que os escravizam. Assim poderia impedir as pessoas de usarem violência quando um objetivo desejado não era atingido.

Ele poderia se dar totalmente à causa dos direitos civis mesmo sabendo que não veria os resultados. Ele não tinha medo da morte.

No meio de todas as atividades, continuou a lembrar o seu povo que embora poucos desejos fossem cumpridos e poucas mudanças acontecessem, não havia razão para desespero.

Continuou a lembrar seus seguidores que estavam na Estrada para a Terra Prometida e que primeiro precisariam atravessar o deserto para chegar ao lugar onde Deus faria com que todo povo fosse liberto.

Martin Luther King foi capaz de exercitar tal liderança espiritual porque, embora pedisse a liberdade , ele havia aprendido a ser paciente e a esperar até que a vontade de Deus cumprisse todas as promessas.


Henri Nouwen. Ministério Criativo. Ed. Palavra.

Um comentário:

Miguel Junior disse...

Para as pessoas que ainda não tiveram um encontro com a Verdade da imortalidade do espírito e a intemporalidade da eternidade e, principalmente não tiveram um verdadeiro encontro com o Messias, o Filho de Deus Pai, não pode compreender a total ausência do mêdo naqueles que, intrínsecamente, se sabem no Caminho... e mais, que nada ou ninguém nos poderá arrebatar nesse/desse Caminho, das mãos d'Aquele que fez tal promessa: o Cristo do Deus Vivo ! Martin Luther King morreu sem mêdo sabendo que chegaria ao Lugar... enquanto isso agia como cidadão e procurando, com sinceridade, fazer o que sabia ser o certo.