quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Por que amar a Deus?

“Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-Lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos?
Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força”. Mc 12: 28 a 30.


Toda a Lei foi estabelecida por causa do homem e não por causa de Deus. Deus é Perfeito, n’Ele não há sombra de variação nem nenhuma imperfeição. Mas o homem... Deus o criou perfeito e para viver na Sua presença, mas ele se meteu em muitas encrencas afastando-se do Perfeito e perdendo-se da Perfeição. Então, Deus por Sua Graça e Seu Amor nos aponta o Caminho, que é Jesus, e nos deixa a Lei, que é a bússola para não mais nos metermos em encrencas.

Mas, por que esse é o principal mandamento?

1 – Porque por esse mandamento cumprimos a razão pela qual nascemos. Nós nascemos para o louvor da Glória de Deus.

2 – Porque sem cumprir esse mandamento nossas obras não têm sentido. Todas as nossas obras, quaisquer que sejam têm de ser feitas em Deus. Ele nos capacita e abençoa. Não podemos fazer nada de bom, perfeito e agradável sem a Presença e a direção de Jesus.

3 – Porque o seu cumprimento é conseqüência de um encontro com Deus. Depois que O conhecemos e ao Seu Caráter, depois de sabermos que é o Amor e a Misericórdia de Deus que nos conduz a Ele e a Sua Graça que nos conduz em triunfo eterno, só então temos prazer em viver em Sua Presença.

A ética bíblica, tão contrária a nossa natureza, só é apresentada ao que nasceu de novo porque ela é o Amor de Deus. Só assim vamos nos deleitar na Sua Lei. O cumprimento da Lei é a expressão de uma alma regenerada que recebeu um novo coração do Pai.
Então, por que ainda não temos prazer na Lei de Deus? Por que não conseguimos, ainda, dizer como Jesus: “A minha comida é fazer a vontade do Pai”?  Por que nos é difícil nos submetermos à Lei?
Porque ainda vemos a Lei como sacrificial e não relacional. Porque vemos a Lei como um conjunto de sacrifícios e auto-negações e Deus como Alguém que quer nos subjugar. Ainda não entendemos que ela é a expressão voluntária de nosso amor. Porque ainda não entendemos que passamos a nos relacionar com Alguém que quer ser amado. 

4 – Porque quando cumprimos esse mandamento automaticamente cumprimos o segundo. “O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Porque nenhum amor ao próximo é verdadeiro se não tiver Deus como vínculo. Quando amamos a Deus aprendemos a amar os que estão a nossa volta, inclusive os que nos fazem mal.

Deus tem prazer em Se revelar a você em particular, quem quer que você seja e qualquer que seja a forma que seu coração tenha agora. E, hoje, Ele está revelando a marca principal do Seu Caráter, o Amor, e está convidando você a caminhar com Ele na Perfeição do Seu Amor. Ainda que seu coração esteja cansado, sujo, oprimido.

Jesus diz para você:

“Venha a Mim do jeito que estiver, mesmo cansado e sobrecarregado e oprimido, Eu aliviarei você. Quando o Meu Amor entrar em seu coração toda essa dor, essa solidão, essa amargura e desejo de vingança serão banidas. E você verdadeiramente será uma nova criatura caminhando em triunfo eternamente.
“Eu conduzirei você, nunca lhe deixarei só. Abra o seu coração. Se, hoje, você der ouvidos a Minha voz e abrir a porta do seu coração, Eu entrarei e cearei, farei uma grande festa no seu viver e imprimirei o meu Caráter no seu coração”.

A Graça de nosso Senhor Jesus seja com o seu espírito.
 
                                                                       Denise Gaspar – 14-10-2006.

Nenhum comentário: