terça-feira, 20 de novembro de 2012

A cura do cego Bartimeu

Jesus um dia passou pela cidade de Jericó. E, como sempre ocorria, as multidões aproximavam-se d’Ele e O cercavam. Jesus amava aquelas pessoas e Se compadecia de seus sofrimentos. Manifestava Seu amor com Poder e as curava, libertava e operava maravilhas entre elas.
Mas, na saída da cidade, algo diferente aconteceu. Estava ali um cego, de nome Bartimeu, que ouvira do poder de Jesus e de como falava com autoridade a sã doutrina. Ao se aperceber do tumultuo que estava na cidade e certificar-se que o motivo era a presença de Jesus o seu coração se encheu de esperança e alegria. Deve ter pensado: "Hoje é o grande dia! Vou ter um encontro com o Mestre! Tenho ouvido de Seus feitos. Ele, de fato, é o Filho de Deus!" E seu coração ficou em regozijo imaginando como seria a oportunidade deste encontro. "Será que Ele passará perto de mim? Alguém me levará até Ele? Isso é impossível, sei quem sou, sou um mendigo, ninguém me ajudará." Mas seu coração foi se enchendo de esperança... "Essa é a minha oportunidade de encontrar-me com Ele. Não vou permitir que nada me impeça..."
Ia pensando e seu coração se enchendo do desejo de encontrar-se com Ele. Sabia que algo aconteceria. Sua vida não seria mais a mesma. E o barulho da multidão ia se aproximando e se aproximava mais e mais e Bartimeu explodiu. Seus lábios falaram do que estava cheio o seu coração, do anseio por conhecê-lO: "Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!" Ele encheu os pulmões e clamava em alta voz. E clamava, e clamava tão alto que começou a perturbar os ouvidos dos que estavam mais próximos e o mandavam calar: "Fique quieto, Ele nem vai ouvir a esta distância e, além disso, quem és tu para que Ele te dê atenção?".
Mas seu coração era alimentado por tamanha certeza de que Jesus o ouviria, e pensava: "Eu não sou nada, mas Ele me ouvirá!" E clamava ainda mais alto: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim." Quando, de repente, Jesus parou e mandou chamá-lo. Os que estavam a sua volta abismados talvez tenham até pensado: Jesus o ouviu e o atendeu?!!! E disseram: "Alegra-te e fica de pé, pois, Ele parou para te atender e está te chamando.".
Bartimeu não pestanejou. "O Mestre, o Filho de Deus me ouviu!!!"
Largou tudo o que tinha, tudo o que lhe dava segurança na vida. Ele largou a capa. Naqueles dias para mendigar era necessário uma autorização das autoridades que, reconhecendo sua condição, entregavam-lhe uma capa com a qual podia esmolar. Ele largou a capa, certo de que, tendo um encontro com Jesus, sua vida não mais seria a mesma. Ele sabia o que queria d’Ele, mas não sabia ao certo o que aconteceria. Em seu coração, entretanto, ardia a convicção: "minha vida nunca mais será a mesma!"
Ao ser chamado levantou-se num salto. Ele não ponderou, não duvidou, não teve o medo da mudança que a maioria das pessoas tem. No mesmo momento ficou na posição na qual Jesus o queria. Ficou de pé diante das circunstâncias e dos burburinhos a sua volta. Podemos imaginar muitas reações e a falação dos que o rodeavam. Ele, no entanto, se ergueu e foi ter com Jesus. Apresentou-se diante de Jesus confiando no Seu Amor e sabendo que Ele era o único que tinha poder para transformar maldição em bênção.
Seu coração estava acelerado pela emoção, a alegria de conhecer o Mestre. E Jesus lhe perguntou: "O que queres que te faça?" Sem titubear ele respondeu. Em sua mente devia estar passando algo assim: Ele me ama mesmo! Ele me ouviu! E me atendeu! E me concederá o desejo de meu coração!!! "Mestre, que eu torne a ver!” – respondeu.
Então, Jesus disse: "Vai a tua fé te salvou." E imediatamente Bartimeu passou a ver e Jesus seguiu pelo caminho.
Bartimeu em sua alegria inenarrável pensou: Ele não disse que minha fé me curou, Ele disse que ela me salvou! Ele me concedeu muito mais do que pedi! Ele me curou os olhos, mas antes me libertou da maldição que pesava sobre mim. Eu não sou mais cego! Não sou mais escravo dos grilhões da maldição do pecado!"

Denise Gaspar - 30-03-2003

Nenhum comentário: