quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O buscar & promover as Pazes


A paz que o mundo conhece é um período entre duas guerras...” diz o louvor. Mas a Paz que nos foi dada por Cristo Jesus nos é ministrada quando, em tribulações e desesperos deixamos de resistir/lutar com nossas armas carnais das razões, lógicas e justiças humanas.


Essa dádiva, de Paz em meio às tribulações, se sustenta na Promessa, na Aliança e na Esperança geradas pela Palavra de que Quem prometeu assim o fará ser... E essa certeza, sendo Fé, é dom de Deus, não vem de nós, de nossas “obras intelectuais/deduções dialéticas”, controle da mente ou resultantes de nossos atos de bondade, caridade, solidariedade, etc.


Isso apreendemos através da Revelação.

Queremos falar da Paz prática com e entre todos os homens de dentro e fora da ekklesia, isto é, com/entre os de dentro da comunidade e com/entre as adjacências que não alcançaram a Verdade...


A Palavra ministra nos livros de:

Lc 10:6: “...E se ali houver um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; e se não, voltará para vós.”
I Pd 3:10 e Sl 34:12à16: “...Quem é o homem que deseja a vida, e quer longos dias para ver o bem? Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem dolosamente. Aparta-te do mal, e faze o bem: busca a paz, e segue-a.”
Hb 12:14e15: “...Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem...”
Tg 3:18: “...Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para aqueles que promovem a paz.”
ITs5:12e13: “...Ora, rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, presidem sobre vós no Senhor e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obras. Tende paz entre vós.”
Gl5:22e23: “...Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.”

Quando observamos um bebê, um filhote, uma criança ou mesmo um ser adulto dormindo logo percebemos que está passando por um período de paz. Anormal será se observarmos nele um sono irrequieto, sem sossego. Tudo que esperamos para um período de descanso é que seja pleno de paz.

Creio que tanto a Paz que excede todo entendimento, esta baseada na Promessa e sustentada pelo dom da Fé, quanto a paz possível de ser promovida pelo trato pessoal, pela postura benevolente, pela conduta de generosidade que herdamos pelo estímulo de fazermos o bem, estas duas pazes só são possíveis em razão da nossa busca em agradar ao nosso Senhor, estimulados pelo Espírito de Cristo.

Tg4:17: “...Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.”

Assim como não confiamos na carne, nem na justiça dos homens, podemos e devemos buscar e promover as Pazes.

Miguel Júnior

Um comentário:

Miguel Junior disse...

Valeu, Denise... é difícil crer que "...tudo está consumado...", que não há possibilidade de afirmarmos que amamos a Deus e detestemos ou desprezemos nosso semelhante.
Como poderá alguém fraco, combalido, oprimido, dolorido, sangrando amar?...Revestido de auto-controle da mente? ser determinado filosófica/ideologicamente?...Não na Fé n'Aquele que tudo fez, tudo criou esplendorosamente perfeito e magnificamente belo e que, apesar de nossa forte tendência de nos distanciarmos d'Ele...nos Ama. E é Fiel às suas Promessas comprometidas em sua Palavra, a Bíblia Sagrada.
Se n'Ele tivermos Fé do tamanho de um grão de mostarda, com a simplicidade de uma criança, é certíssimo que ultrapassaremos toda essa dor, fraqueza e sangramentos existenciais...algo que jamais a filosolfias, ideologias, assepcias, religiosidades, auto-conhecimento ou auto-controle poderão remover...a Cristo Jesus toda Honra, Glória, Louvor e Adoração!
M.J.