segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

De traficante de escravos a Antiescravista

Conhecer a Deus pode mudar sua vida

        John Newton nasceu na Inglaterra em 1725. Sua mãe era uma cristã devota. Desejando que seu filho entrasse no ministério, ela se esforçou muito para instilar nele uma fé profunda. Mas a mãe de Newton morreu antes dele completar 07 anos de idade. Como jovem, John decidiu seguir os passos do pai, capitão da marinha inglesa. Ele ingressou na Marinha Real Britânica, mas acabou sendo exonerado por causa e indisciplina. Para escapar de maiores problemas, mudou-se para a costa ocidental da África e trabalhou para um mercador de escravos, e como a maioria dos capitães de navios escravos tratava os seus escravos de maneira indigna. Que homem repugnante havia se tornado – e quão distante das esperanças e orações da sua mãe por ele!

Em uma de suas viagens, uma tempestade violenta danificou severamente o navio de Newton. Certo de que morreria, Newton rendeu-se a Deus. Milagrosamente, ele sobreviveu e resolveu colocar sua vida em uma nova rota. No início, continuou sendo capitão de um navio de escravos, mas buscou tratar os escravos de maneira mais humana. Então ele viu que a escravidão em si era repugnante, e desistiu totalmente do tráfico de escravos. Mas ele não parou por aí; ele empenhou-se numa cruzada contra a escravidão. Sua vida mudou tão profundamente que estudou para tornar-se ministro do Evangelho, exatamente como a sua mãe havia orado. Newton ficou conhecido como o “velho capitão do mar convertido”. E tudo isso aconteceu porque ele encontrou e conheceu pessoalmente a Deus.

Provavelmente, o legado mais importante que Newton deixou, (além do verdadeiro testemunho de uma nova vida – comentário da editora), o hino Amazing Grace, Maravilhosa Graça. Nele, Newton descreveu sua própria transformação:

 
Maravilhosa Graça, quão doce o som,
             Que salvou um miserável como eu.
             Estava perdido, mas fui achado,
             Estava cego, mas agora posso ver.

Quem mais além do Deus Todo-Poderoso poderia transformar um capitão insensível em um ministro compassivo e ativista antiescravagista?

Bill Bright. A alegria de confiar em Deus. Santos Editora

Nenhum comentário: