sexta-feira, 7 de maio de 2010

O objetivo da vida: compaixão

Fazemos planos para cumprir o que achamos ser o propósito de nossa vida (inevitavelmente limitado), e quando a locomotiva de nossos anseios sai dos trilhos, consideramo-sos um fracasso. Aqui vai um exemplo: aluguei um escritório aqui em Nova Orleans. Por quê? O objetivo era muito claro, ou seja, ficar sozinho e longe de interpretações para poder escrever um livro. Durante três meses me vi incapacitado pela falta de idéias. A cada dia a pressão interna aumentava, e a tensão ia se acumulando. Sentindo-me frustrado, certo dia fui dar uma volta dentro do condomínio. Johnny, um senhor do oitenta anos, impossibilitado de dirigir e mal conseguindo andar, me chamou:
- Oi, filho, você me faria uma favor?
- que favor?
- Você iria ao mercado para mim?
E assim começou um ritual que aconteceria duas vezes por semana. Eu ia ao mercado para comprar os produtos de sua alimentação: salsichas, pão, refrigerante e uma torta de limão ou chocolate.
Certo dia, enquanto eu orava, o Espírito Santo me sussurrou: A função deste escritório é permitir que você cumpra o propósito de sua vida: gastar tempo orando, amando a Deus de todo o seu coração, de toda a sua mente e com todas as suas forças, e ir ao mercado para Johnny. O livro é um brinde. Então me vieram à mente as palavras de Meister Eckhart, que insistia em dizer que o objetivo da vida espiritual é compaixão.
“Se você se achasse num êxtase tão profundo com aquele de paulo e houvese um homem doente precisando de um prato de sopa, seria melhor você sair do êxtase e, por amor, ir buscar o prato de sopa”.

Brennan Manning. Confiança cega. Ed Mundo Cristão.

Um comentário:

Miguel Junior disse...

Compaixão, longanimidade, generosidade e perdão são frutos raros... algumas vezes temos a tendência de perder oportunidades de manifestar... amor, simples assim. O amor nos faz maiores porque ele nos mostra como precisamos diminuir diante de todo publicano e gentio...
Não há cristão que não ame...mesmo imperfeitamente, mas não existirá cristão que não decida amar acima de toda lógica, de todo entendimento...porque Deus é Amor e todo aquele nascido de Deus ama, mesmo que não Ame. E como me custa amar...
Miguel Junior.