quinta-feira, 9 de maio de 2013

Deus não desiste

“Não temas; pelo contrário, fale e não te cales,” At 18:9.

Quando Jesus enviou os setenta discípulos, dois a dois, como missionários às cidades para levar as Boas Novas, deu-lhes uma série de instruções, dentre elas, o procedimento com aqueles que não As aceitassem: “quando entrardes numa cidade e não vos receberem, saí pelas ruas e clamai: Até o pó da vossa cidade, que se nos pegou nos pés, sacudimos contra vós. Não obstante, sabei que está próximo o Reino de Deus”, (Lc 10: 10-11).

Devemos levar o Evangelho a toda criatura, contudo, a resistência espiritual, às vezes, é tão grande que devemos nos afastar e nos manter em oração para que Deus, a Seu tempo, faça quebrantar o coração e florescer as Sementes já lançadas. Não adianta ficarmos em cima da pessoa. Devemos deixar que a Palavra, que é viva e eficaz, (Hb 4:12), faça a Sua obra, pois Ela é o martelo que esmiúça a pedra, (Jr 23:29). Mantenhamo-nos na intercessão permitindo que o Espírito Santo aja. É Ele quem convence “do pecado, da Justiça, e do Juízo”, (Jo 16:8). Devemos nos manter como testemunhos vivos do Poder de Deus.

O Senhor disse para não levar deles nem o pó das sandálias. Mas isso não significa que Deus desistiu deles. Pois, ficou o alerta, “sabei que está próximo o Reino de Deus”. Em outras palavras, “ainda há tempo, ainda que pouco, de se arrependerem e se converterem de seus caminhos”.

Quando Paulo estava em Corinto, dedicou-se inteiramente à pregação da Palavra, testemunhando aos judeus de que o Cristo é Jesus, muitos creram e se converteram. Contudo, Paulo encontrou tamanha resistência e oposição, descaso e blasfêmia que “sacudiu as vestes e disse-lhes: Sobre a vossa cabeça, o vosso sangue! Eu dele estou limpo e, desde agora, vou para os gentios,” (At 18:6). A atitude de Paulo estava de acordo com os ensinamentos de Jesus. E em Ezequiel 33, quando o Senhor nos fala do dever do atalaia, diz que daqueles a quem não anunciarmos a Palavra nos será requerido o sangue, mas uma vez tendo anunciado, sendo aceito ou não, estamos livres de seu sangue.

No entanto, o próprio Senhor Jesus nos revela, neste situação vivida por Paulo, o quanto profunda e incompreensível é a Sua Misericórdia e Sua Longanimidade. Estando Paulo pronto para partir da cidade, Deus lhe falou em visão: “Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto Eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade”, (v.v. 9, 10). Juntamente com a revelação de Seu Amor, Ele revigorou o ânimo e as forças de Paulo como também lhe proveu livramento de males. E o apóstolo permaneceu mais um ano e meio ensinando a sã Doutrina de Cristo.

Apesar da dureza dos corações e das resistências que se levantam, Deus não desiste do homem. O Senhor não tem prazer na morte do ímpio, (Ez 18:32), e deseja que todos venham a ser salvos, (Ez 33:11/ 2Pe 3:9), através do Sangue de Cristo Jesus. Ele nos concedeu o livre arbítrio como prova profunda de Seu Amor, mas não desiste de nós. É tardio em irar-se, (Ne 9:17), e não nos trata segundo os nossos pecados, (Sl 103:10). Mas nos dá sempre mais uma oportunidade. Enquanto estamos vivos, está batendo à porta. Nos convidando a deixá-lO entrar em nosso coração para nos servir a ceia e para cear conosco, (Ap 3:20). Por isso pede-nos, que ouvindo a Sua voz, não nos fechemos, endurecendo o coração, (Hb 4:7).

Jesus é o Amor em essência. Longânimo por natureza. Por isso, não desiste de Se revelar a nós. Por mais que não se queira, por mais que fujamos, Ele está sempre de braços abertos para nos receber e tratar-nos com Sua Misericórdia para curar as feridas que a vida e o mundo fizeram em nós.

Denise Gaspar 05-2002

Nenhum comentário: