segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Chove em mim

Nós precisamos aprender a voltar a orar. Nós pensamos que oração é privilégio de pessoas que são importantes só aos nossos sentidos. Mas para Deus, que não faz acepção de pessoas, é só mais uma voz.


Elias era homem semelhante a nós. Tiago, irmão de Jesus, fez questão de dizer. Sendo o próprio Tiago a evocar Elias dizendo que Elias era semelhante a nós incluindo Tiago, que era irmão de Jesus. E nem porque era irmão de Jesus era diferente de nós. E orou. Por três anos e meio os céus fecharam, e orou de novo e Deus mandou chuva sobre a terra e foi rapidinho. Manda fogo no meio do dia, por volta das três da tarde e quando foi às 4:30, 5hs elias já estava com seu servo no Monte Carmenlo, lá no alto, olhando o Mar Mediterrâneo, com a cabeça emtre as pernas pedindo chuva. Quando ele orou e viu uma mãozinha de chuva no horizonte. Aí, disse ao ser servo: "Vai, corre e avisa a Acabe, porque vem chuva sobre a terra". E foi tamanho o aguaceiro depois de 3 anos e meio. E era um homem semelhante a nós.

Jesus nos assemelhou a todos os que nósw consideramos importantes nas galerias da nossa fé e disse que todos são farinha do mesmo saco e pepitas de ouro da mesma Nova Jerusalém. Portanto, "ore para que a vossa alegria seja completa. Nada tendes porque não pedis. Pedi e recebereis". É simples assim.

É que temos medo de orar e passar vergonha. A maioria não ora para não passar vergonha. Para não ter que se explicar depois. Não ora para não ter o risco de ter que brigar com Deus. "Meu Deus eu orei e não aconteceu". Para não ter uma discussão filosófica, teológica no caso de o pedido não vir conforme a encomenda do capricho. Ou, então, é por culpa, por inveja espiritual, por comparação. O 'cara' se compara com pessoas que ele acha iminentes diante dos céus. Tudo bobagem porque as ordens muito provavelmente estejam radicalmente invertidas o tempo todo aos olhos de Quem vê, o Deus Eterno. Portanto, bobagem nossa... Esse 'cara' acha que tem dia melhor para orar. No dia em que ele fez uma boa ação de escoteiro... esse é o melhor dia para orar.

Aí, não ora e não sabe que enquanto oro, mesmo que não chova do lado de fora, chove em mim. Mesmo que as coisas não mudem conforme o meu pedido, eu mudarei enquanto peço. Que o maior trasfomado na oração não é o ambiente, é o meu interior. Comece a crer porque aquele que não ora com medo de passar vergonha não crê.

Porque o que crê sabe que nunca passará vergonha porque a resposta poderá não vir conforme a limitação da minha solicitação, mas virá melhor, infinitamente melhor do que pedimos ou pensamos. E quem crê vislumbra logo, logo a melhoria do cenário que nem imaginava. Começa a agradecer por Deus não ter atingido a especificidade daquela solicitação. Porque agora compreende que a arquitetura daquela construção feita com material inimaginável produziu algo lindo.

Caio Fábio transcrição de mensagem do Caminho do Discípulo

Um comentário:

Miguel Junior disse...

Sim, orar com Fé... a fé de que o que o Senhor disse é a Verdade, portanto não falha... simples assim...
Eu oro esmorecido ou "cheio de esperança"... mas a resposta vem de Deus em razão do que creio?! Não, vem conforme a vontade d'Ele... simples assim. E creio que Ele quer, além do que vai ser estabelecido após a oração, que eu ore crendo...simples assim...
Miguel Junior.