domingo, 14 de março de 2010

Perdão e reconciliação 2

Pensarmos sobre o perdão é muitas vezes dolorido e sofrido. Mas à luz da Palavra e da ação de Deus em nossas vidas é uma questão muito simples. Nosso maior exemplo é Cristo.

Cristo nos deixou o maior e verdadeiro exemplo. Ele tomou nosso lugar para nos reconciliar com Deus. Deus não esperou que nos arrependêssemos e nos voltássemos para Ele para, só então, detentor de todo o Poder, nos propiciar ou não o Caminho para a Reconciliação.

Já no Éden, o Senhor anunciou o ato Vicário de Jesus. Antes mesmo que Deus tivesse criado o homem, em Sua Onisciência, Ele já sabia que o homem ia se distanciar d’Ele e que não teria como reconduzir-se a si mesmo para Ele. Então, antes mesmo que houvesse mundo, houve a cruz. Antes mesmo que o homem fosse criado com seu livre arbítrio e antes mesmo que ele escolhesse o caminho errado, o Senhor Deus criou o Ministério da Reconciliação. Pois, Deus estava em Cristo reconciliando o homem com Ele mesmo.

No caso citado por Yancey, (acima),podemos perceber algumas coisas importantes que vão em sentido totalmente contrário aos nossos instintos e à nossa razão.

O soldado nazista morreu no seu tormento, talvez tenha alcançado o perdão de Deus e, assim, o descanso eterno. Um coração quebrantado, arrependido, Deus não despreza.

No entanto, esse senhor judeu que sobreviveu aos horrores do nazismo, permaneceu mais de meio século preso à falta de perdão. Durante todos esses anos, não houve um dia sequer em que sua alma tivesse paz. Todos os dias ele reviveu e ressentiu aquela dor de ter fechado o seu coração a Graça de Deus. Tenha aquele soldado da SS alcançado descanso ou não, (só na eternidade o saberemos ao certo), com certeza, o Simon viveu as dores da amargura todos esses anos. Lembranças que vêm atormentá-lo todos os dias e todas as vezes em que se toca nessa página da História, e no passado da sua vida. O não perdoar é muito pior do que o não ser perdoado. Porque o arrependido alcança Misericórdia, mas o duro de coração, além de ser atormentado pela sua própria dureza, será medido com a mesma medida com que mediu, ou seja, sem Misericórdia.
Denise Gaspar
Jan 09

Nenhum comentário: