sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O chamado do discípulo

Para Jesus o fruto é amor. O mandamento de Deus é Amor por Amor. Ele diz permaneçam neste Amor e vocês serão Meus discípulos.
Têm pessoas que pensam poder obedecer ao mandamento por medo. Aquele que teme não é aperfeiçoado no Amor. Por isso, as pessoas que dizem amar a Deus, mas O obedecem por medo, não O amam. A maioria não obedece ao mandamento do Amor porque tem apenas medo de Deus, por isso não tem fruto. Porque o medo não produz como fruto o amor. O fruto do medo não é outro, senão o seu próprio: o medo. O fruto do medo é o legalismo, é o pavor de Deus, é a barganha com Deus.
Só o amor produz esse fruto desassombrado. Só o amor produz o amor. É por amor.
O primeiro fruto do discípulo é amar a Deus somente pelo que Ele É, e não pelo que Ele me dá ou pela circunstância que estou vivendo.
É seguir Jesus por nada. Amar a Deus por nada. Ser de Deus por nada.
Quem quer isto?
Eu me torno discípulo quando aprendo a amá-Lo por nada, em todas as situações. Eu O amo quando tenho, quando não tenho. Eu O amo quando ganho, quando perco. Eu O amo quando meu filho nasce, quando morre... Eu me torno discípulo por amá-Lo sem perguntas, sem questões. Amá-Lo por amor.
Aí você começa a ser discípulo.
O segundo fruto do discípulo é o amor ao não discípulo. Amar ao seu igual, amar ao que lhe ama é fácil, qualquer um o faz. A Graça diz que você tem que amar não por troca ou por compatibilidade. É de Graça.
Você se torna discípulo quando aprende a amar o não discípulo, ao diferente com o mesmo entranhamento de misericórdia e graça com o qual você ama ao que é concorde a você.
O fruto do discípulo é viver como discípulo. Só vivendo como discípulo é gera o discípulo. Você não é discípulo porque um dia foi feito discípulo. Você é discípulo porque vai sendo discípulo crescendo em obediência ao dogma do Amor. Dogma que não é romântico, mas que se manifesta na horizontalidade dos encontros de todos os dias. Sabendo que essa não será uma escolha nossa, mas que nós fomos cativados por um desígnio divino que Se tornou irresistível em nós embora tudo em nós lute contra isso todos os dias.
Por isso, o único modo de me manter como discípulo no Caminho é andando conforme o único dogma do Evangelho que é o amor que se manifesta uns pelos outros e tem como paradigma e consistência de Amor o Pai que tem intimidade com o Filho e a certeza do Amor que entrega o Filho que não Se torna um Salvador traumatizado, pelo contrário, Ele mesmo repete o Pai Se dando de Graça pela vida humana.
Esse é o padrão que a gente deve ter, embora nossa natureza não goste. Caso contrário, não somos discípulos.
O que é feito com amor no nome do Deus que é Amor permanece e dá muito fruto.

Caio Fábio na pregação O chamado do discípulo.

Nenhum comentário: