Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.” 2Co4: 6,7.
Paulo está dizendo que temos um tesouro, algo muito especial, em vasos de barro. Um único tesouro em vários vasos de barro. Temos um tesouro guardado em vasos insignificantes, comuns e tão sem valor para que a excelência do Poder deste tesouro seja de Deus e não nossa.
Mas de quê tesouro estamos falando? Que vasos são esses?
O v. 07 diz “este tesouro”, então o “tesouro” de que estamos falando está explicitado no versículo anterior. O v. 6 diz que Deus resplandeceu em nosso coração para que tenhamos o conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo. Portanto o nosso Tesouro é o conhecimento de Deus através de Jesus; é o conhecimento da Glória de Deus através de Jesus.
Veja o que Paulo escreveu aos colossenses:
“Gostaria, pois, que soubésseis quão grande luta venho mantendo por vós, pelos laodicenses e por quantos não me viram face a face; para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos. Assim digo para que ninguém vos engane com raciocínios falazes.” Cl 2: 1 a 5.
Paulo diz que tem se esforçado em oração e em orientação para que eles “tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento... para que ninguém os engane com raciocínios falazes”. Está dizendo que é preciso que tenhamos uma convicção tão forte que não se constranja nem se abale diante de discursos mentirosos mesmo que bem articulados.
Mas convicção de quê?
Do “mistério de Deus, Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos”.
O Tesouro que temos em vasos de barro é Cristo Jesus. Esse é o mistério de Deus. Aprouve a Deus revelar Sua sabedoria e Seu conhecimento na Pessoa de Jesus, o Cristo.
Nosso Tesouro é Cristo!!!
Nosso tesouro é a Palavra de Deus, porque Jesus é o Verbo que Se fez carne!!!
E quais são os vasos de barro? Somos nós. O homem é feito do pó da terra, portanto somos vasos de barro onde Deus soprou o Espírito de Vida.
Deus decidiu habitar com Sua Perfeição, Santidade e Integridade na fraqueza de nossa carne.
O Tesouro habita na fraqueza e limitações de nossa carne. Nosso maior inimigo é a nossa carne porque as suas inclinações e desejos militam contra os desejos do Tesouro que habita em nós.
“Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da Vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o Seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para vida e paz. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é d’Ele”. Rm 8: 1 a 9
“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”, 2Co5:17.